quinta-feira, 21 de maio de 2015

Leis, minorias, democracia, ...




Segundo o fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) "dos milhões de adolescentes brasileiros, apenas 0,013% cometeu atos contra a vida." O UNICEF não é órgão governamental tupiniquim. O departamento da ONU tem credibilidade e dá para acreditar nesse percentual. O ex-patrocinador do Barcelona também expõe que o Brasil é o segundo país em números absolutos de mortes de adolescentes. A imprensa não tem culpa, mas ... Vemos mais notícias de menores cometendo crimes do que sendo vítimas. Quem se beneficia com isso? Logo, é um tanto desproporcional pressionar os -18. Não seria melhor aumentar as punições dos maiores de idade. Não seria melhor não reduzir a pena dos cidadãos que já estão enclausurados? Nem vou me ater que o sistema não recupera ninguém e dias menos dias essas pessoas retornarão para a sociedade. 

Mantendo essa linha de raciocínio, seguindo a ONU, cerca de 50 mil pessoas morrem, no Brasil, através de armas de fogo. Desde montante, 1/5 das fatalidades ocorreram em acidentes caseiros. É 20%; é um valor considerável, mas ainda é minoria. Muitos que devem estar lendo isso aqui não tem idade suficiente para lembrarem do referendo ocorrido em 2005. O presidente Lula realizou a consulta popular e 63% da população foi contra a proibição do comércio de armas de fogo e munição. 36% votou a favor da proibição do comércio. A proibição já constava antes do referendo. Todavia, o governo contrariando a consulta popular e a democracia manteve o status quo. 

Essa rotulação de esquerda/direita reduz, e muito, as discussões que poderiam levar a melhor convivência em sociedade. Contudo, uma parcela (que faz bastante barulho) prefere ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Entender/Compreender o outro lado não é algo fácil. Nunca foi! "É fácil" não querer a redução da maioridade penal quando a pessoa nunca foi vítima de um menor. Do mesmo modo "é tranquilo" querer que liberem o porte de arma quando nenhum dos seus familiares/amigos sofreu com o disparo de uma arma de um civil. 

Não seria melhor se pensássemos no coletivo, ao invés de jogarmos particularidades na fogueira da discórdia? A frase a democracia é um sistema muito bom desde que a maioria pense como eu nunca fez tanto sentido como nos tempos atuais. Pare de seguir o Maquiavelismo como se isso fosse uma verdade absoluta.

Em tempo:
Texto feito antes do assassinato do ciclista do Rio de Janeiro. Favor ignorar essa particularidade esquecida


Texto ao som de:
Maldita Minoria - Maldita Minoria
Violins - Grupo de Extermínio de Aberrações
Calle 13 - Calma Pueblo
MC Garden e Cauê Moura - Pensadores Incomodam

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...