quinta-feira, 17 de abril de 2014

Todo dia nasce uma polêmica fabricada


Maquiavel disse em "O Príncipe": certos fins justificam certos meios. E visualizamos diariamente nas redes sociais certos fins que possuem meios, no mínimo, questionáveis.

Todo dia surge um assunto bombástico na internet, seja facebook, twitter, foto no instagram ... O assunto se torna polêmica porque, como já disse algumas muitas vezes, os meios de comunicação tem que vender mais e mais. O que vende é notícia ruim e declaração que vai de encontro com a opinião pública. E não a nada de errado nisso! Eles estão apenas jogando com as regras do jogo. A culpa não é da imprensa/órgãos de comunicação em geral.  O erro é seu, leitor - que alimenta esse monstro clicando nas notícias mais lidas que todos nós sabemos o grau de instrução delas.

Claro que ninguém quer ser um erudito em 100% do tempo. Lógico que existam exceções, mas falemos da maioria. É temerária uma sociedade que perde tempo com declarações como essa do Luciano Huck: "Quero que existam pessoas que não gostem de mim". Claro que ele sabe que existem milhares, MILHÕES  de pessoas que não gostam dele. Mas ele profere tal frase para causar e a massa fisga o anzol. Empresas associadas ao nome dele agradecem. 

Outros assuntos que deram o que falar e que não deveriam ter tanta repercussão: a alfabetização do Tiririca, a falsa rivalidade Brasil x Argentina, o término do namoro de artistas globais, o consumo de maconha de algum artista, a Playboy da Nanda Costa, piadinha de humorista de stand- up,...

O mesmo vale para opinião de anônimos que são compartilhadas a rodo pelas redes sociais. O maquiavelismo do pensamento atual de uma boa parte da sociedade está sem limites tanto quanto a zoeira. Não se pode elogiar nada sem que o outro lado venha com pedras, e não com argumentos. A polêmica, forjada ou não, alcança tal status em consequência de alguns fatores: ignorância, preguiça de pensar como o outro lado, patifaria de invejosos, ausência de tolerância perante as observações de terceiros, ... 


Texto também postado no Diversidade Convergente

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Daniel..Um ótimo dia.
A gente que faz a notícia se expandir, virar um vírus, expandido feita uma praga, qual vai disseminando seja por bem ou por mau, e só vira bombástico,por que damos atenção em demasiada a certos assuntos quais não vale apena ser lido.
Com certeza assuntos polêmicos nos aguçam, por isso se estende e fica viral, odeio estas manchetes de insignificância quais tomam rumos contrários.
Desejando uma excelente Páscoa e um ótimo final de semana.
Grata por compartilhar sempre que postar me indique que eu gosto de participar e ser retribuída se não houver empecilho, pois fica a critério. Abraços sempre.
ClaraSol

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...