domingo, 22 de abril de 2012

Quem foi melhor: Romário x Ronaldinho. O tempo dirá...


Os mais jovens, nascidos na década de 90 em diante, dirão que o Fenômeno foi melhor que o "Gênio da  Área". Os tiozinhos de 30 anos ou mais pendem para o lado do baixinho

As duas carreiras são bem parecidas. Ambos jogaram PSV Eindhoven e Barcelona. Em ambos os clubes são ídolos intocáveis. Reconheço que é difícil para um guri imaginar o quanto o Romário jogou. A favor do R9 está a mídia (com seus zilhões de vídeos e a Nike) e uma carreira ainda recente. Romário "ganhou" uma copa sozinho, Ronaldinho não.  Isso não significa nada. Zico nunca ganhou uma copa e foi melhor do que os dois. Ok, ok; eu sei que o Galinho era meia e não atacante, mas a comparação é cabível. Como diz o Juca Kfouri: "Zico não ganhou uma copa? Azar da copa do mundo". Concordo! 

Ronaldinho não sabia cabecear, mas Romário não tinha o vigor físico e as grandes arrancadas do dentuço. Quando falei que o tempo dirá quem foi melhor o fator 'pós aposentadoria' decidirá o resultado. Pois o que vemos atualmente: 
Ronaldinho virou um empresário da bola. Mais do que certo. Poucos jogadores no planeta conhecem tão bem o mundo dos negócios do futebol; com seu marketing avassalador e empresas de fachada lavando dinheiro no exterior ou por aqui mesmo em terras brasilis. Romário foi escolhido como voto de protesto pelos eleitores do Rio de Janeiro cansados dos políticos profissionais. E grande parte, inclusive eu, queimaram a língua achando que o baixinho seria só mais um Tiririca em Brasília.

Enquanto R9 se 'aliou' ao Ricardo "quase morto" Teixeira nesse projeto "vamos brincar de realizar uma copa do mundo", o pequeno marrento está, todos os dias, apontando os problemas e a bela conduta de todos os digníssimos eleitos, sejam eles deputados ou senadores. Ronaldinho, anos atrás, deu uma bela entrevista ao  fanfarrão, mas sincero, Kajuru na qual se incomodava com os diversos problemas que haviam dentro da CBF, federações e clubes. Romário ao contrário, parecia não ligar para isso durante seu tempo de jogador, todavia, agora é um importante combatente defensor do dinheiro público. Pelo menos até agora.

Daqui 30 anos não teremos dúvidas sobre a pergunta título

===========================================================================

OBS.: Chamo de Ronaldinho pois foi assim que ele ficou conhecido, mas a globo e aquele narrador da emissora tiveram a brilhante ideia de retirar o diminutivo com a chegada do Ronaldinho Gaúcho

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...