sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Youtubers e Influência nos Pequenos



Transferência de responsabilidade é algo que sempre existiu. Seja pais jogando filhos para a escola e esperando que os professores façam o que eles deveriam fazer. Seja deixando a babá/empregada doméstica com as criantas durante todo o dia. É facil culpar a sociedade moderna. Entendemos a dificuldade de termos apenas 24 horas para trabalhar e educar, mas se vira aí. Ninguém nasce sabendo como ser um bom pai/mãe.

Com o surgimento da TV, e logo depois o video game, alguns pais começaram a culpar o(s) aparelho(s) pelas atitudes dos filhotes. Agora saí TV, entra computador/tablet/celular. Mais precisamente o Youtube. Uma determinado grupo de pais faz barulho nas redes sociais choramingando pelo conteúdo oferecido por jovens produtores de videos na internet. Os (não tão) novos ídolos da gurizada veiculam vídeos bons e ruins. O padrão de qualidade varia. Não é responsabilidade de um jovem (imaturo ou não) com milhões de seguidores falar só coisas positivas. Sabemos bem que a juventude gosta é do estrago. Gosta do que os pais proíbem ver.

Longe de mim perder tempo defendendo produtores de conteúdo no youtube. Até porque eles (os grandes) são muito bem assessorados juridicamente. No entanto, é a lei da oferta e procura mais uma vez sendo ilustrada. Se as "views" dos youtubers caírem, eles provavelmente reavaliarão a natureza do produto ofertado ou perderão $$$. Ou podem continuar com a atual linha de vídeos e pronto. Visto que o canal é deles e eles upam o que quiserem - desde que as imagens estejam de acordo com as letras miúdas do contrato com o Youtube.

Essa influência sempre existiu. Outrora eram atores teens, só que o youtube está tomando (em partes consideráveis) o lugar da TV. Fica aqui algumas perguntas: 

Seu filho comprou a TV com o dinheiro dele? 
Ele está vendo esses programas na casa dele? 
Pagando o próprio boleto mensal de energia elétrica? 
Pais que assistem Pânico e BBB na frente de seus filhos tem moral para falar mal do suposto entretenimento duvidoso que canais do youtube oferecem?
Você acha correto essa terceirização da educação dentro da sua própria casa?

Reclamar publicamente do poder de influência deles, youtubers, sobre essa nova geração só faz com que eles tenham mais poder. 


Texto ao som de:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...