segunda-feira, 12 de maio de 2014

Por que clube de futebol é tão mimado pelo governo?


No último dia 07, quarta feira, a Câmara dos deputados aprovou a criação de uma nova loteria para auxiliar os clubes no que diz respeito ao pagamento de dívidas. Parte da arrecadação irá, ou deveria ir, para um fundo de Iniciação Esportiva na Educação. Isso sim é uma boa estratégia para que o Brasil seja uma futura potência olímpica.

Contudo, já existe loteria esportiva, timemania e querem criar outra? Não vejo essa postura acontecendo com empresas normais, muito menos com pequenos empreendedores. As agremiações esportivas são melhores em quê? Na verdade são piores porque elas não possuem departamentos administrativos capazes de controlar o ativo e passivo de seus demonstrativos financeiros.

O governo federal já ajudou tanto os clubes brasileiros e vejo o próprio governo caindo, novamente, na mesma casca de banana. Há tempos ocorreu o perdão de parte das dívidas e o que aconteceu? Nada! Não temos nenhum novo ponto que nos faça pensar que dessa vez será diferente. Aqui é o país do jeitinho. O país do "deixa pra depois que certamente prorrogarão o prazo". Gérson (jogador da copa de 1970) já dizia isso, e agora o Neymar na propaganda de um refrigerante.

Essa postura parece premiar a incompetência dos dirigentes brasileiros. Qual o problema do clube quebrar? Deixa quebrar, pô! A população superestima a importância dos clubes de futebol brasileiro. Clube maltrata torcedor com: ingressos caros, espetáculo de qualidade patética, a ausência de cerveja, estádios sem conforto... Mas o tal do cliente fanático está lá nas arquibancadas. Que outro mercado tem clientes tão fervorosos: nem os fanboys de empresas de aparelhos celulares/video games

Sinto muito, mas clube nenhum tem que ser ressuscitado a todo custo. Falta de dinheiro não é. Basta ver o que esses clubes recebem da detentora dos direitos de transmissão televisiva. Sem contar, que a emissora concorrente pagaria bem mais que o atual contrato firmado. Os cartolas brasileiros adoram dinheiro. parte considerável enriquece com o trabalho nas administrações dos clubes. Os clubes são frouxos ou acham interessante receber menos do que ganharia com a outra emissora?

Vai entender... O maior protesto contra essa desorganização do futebol brasileiro é não ir ao estádio e não comprar produtos oficiais.


Em tempo: 

Após a criação do texto, percebi que o Movimento Bom Senso F.C. divulgou uma nota falando sobre a aprovação do texto final da Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte. A nota mostra pequenos, mas importantes avanços, na profissionalização da cartolagem tupiniquim. Parabéns ao aguerrido movimento, que apesar de criticados por alguns inocentes desinformados, luta para que o futebol seja administrado com competência para o benefício de todo o universo envolvido.

Texto ao som de:
Dire Straits - Money For Nothing
Elvis Presley - Money Honey

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...