sexta-feira, 4 de março de 2011

A Leste de Bucareste - 8º filme do ano



Você já viu um filme romeno? 99% ou mais responderão 'não'. Normal, como falei várias, anteriormente, os brasileiros (e a maioria das outras nações também) não estão acostumadas a verem filme que não sejam oriundos de Los Angeles.

O filme discute a veracidade (ou não) de uma revolução que ocorreu em 1989 que ocasionou a derrubada do regime comunista de Nicolae Ceauşescu.

Um reporter local quer discutir o fato histórico trazendo duas pessoas que viveram na época para um programa televisivo que será transmitido em meados da véspera de Natal. Um dos convidados é Manescu: um professor de História que jura ser um dos quatro primeiros rebeldes que iniciaram a revolução em sua cidade, Timişoara. O mestre de uma escola secudária é alcoólatra e isso não lhe dá credibilidade suficiente para que a população acredite que ele estava na praça aonde se criou a revolução. Já o outro componente da mesa do programa é o Sr. Piscoci - um aposentado que vive sendo assustado pelas crianças do seu prédio que teimam em soltar bombinhas na porta do seu apartamento.

Mais da metade do filme se passa no programa de TV. Durante a exibição do programa, que é 'ao vivo' há a participação de telespectadores via telefone que contradizem a teoria de Manescu. Piscoci por sua vez, queda avoado durante todo o programa e quando o reporter lhe pergunta algo o vagabundo (segundo FHC) é extremamente prolixo o que gera uma insatisfação no mediador.

A Leste de Bucareste é um filme bastante politizado que se assemelha muito com os livros do Luís Fernando Veríssimo: humor sutil, inteligente e bastante cativante.


Aonde assistir em Goiânia:
Cine Cultura na Praça Cívica
Sábados e domingos às 17h e 19h e de segunda a sexta às 18h30 e 20h

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...