sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Biutiful - 3º filme do ano



Pergunta: será que se o javier Bardem não estivesse no filme a sala de cinema estaria tão cheia? Não creio.

Javier Bardem é Uxbal - uma espécie de anti-herói que vive na periferia de Barcelona num apartamento pequeno, sujo e precário. Nesse ambiente também moram seus dois filhos pequenos. Ele tem um dom de ouvir os mortos. Sua mediunidade aparentemente só serve para isso e não lhe trás nenhum benefício, próprio a não ser o de ganhar uns míseros trocados de pessoas que tem a coragem de pagá-lo para ouvir os presuntos quando eles ainda estão sendo velados.

A maior fonte de renda de Uxbal é a comissão que ele ganha ajudando, lê-se explorando, imigrantes ilegais (africanos e chineses). Os filhos de Mandela se arriscam nas ruas vendendos os produtos piratas que os olhos puxados fazem em fábricas tão sofisticadas quanto aquelas empresas têxteis em que venezuelanos e bolivianos trabalham nos guetos de São Paulo.

O personagem principal fora casado com Marambra (Maricel Álvarez), uma mulher extremamemte problemática, bipolar, alcoólatra, que tem nicotina na veia e se prostitui (ou não). Talvez seja por isso que a Justiça tenha dado a guarda dos filhos para o pai.

Após sentir dores ao urinar, Uxbal se vê obrigado a ir uma clínica. Depois de determinados exames ele descobre que está com câncer de próstata. O médico lhe dá dois meses de vida. Durante esses 60 dias ele tentará ser uma pessoa melhor, coisa que nunca fora.

=======================================================================

- Ige quase se torna uma fdp master
- Poucas falas ( só eu que achei?)
- Jeito espanhol de filmar
- Filme estranho

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...