sexta-feira, 2 de outubro de 2009



Estou inconformado com a falta de senso crítico da população brasileira. Sei que nem devia ficar espantado com tal ignorância, mas hoje realmente estou indignado com a omissão do povo brasileiro.

Sempre fui contra essa história de Rio 2016 (e Copa 2014) pelo simples motivo de que o país coisas mais importantes a tratar ( ou você está satisfeito com as coisas básicas que o governo lhe oferece?) . Acho válido o governo gastar bilhões em eventos esportivos quando o Brasil já estiver resolvido no mínimo 20% dos problemas da educação, saúde, segurança, tráfico, ...

Como serão os Jogos num país onde não há política esportiva? Faremos as Olimpíadas para os outros conquistarem medalhas em nosso território? Como esperar melhor posicionamento no ranking de medalhas do COI sendo que só existem quadras esportivas em 25% das escolas públicas? Continuaremos a ser um país exportador de talentos?

Enquanto o professor de educação física não for valorizado continuaremos atrás de Bielorrússia, Jamaica, Hungria... Educador físico não é só aquele que organiza a dança da quadrilha das festas juninas ou aquele que se "transforma" em monitor de grupos em passeios extraclasses. Quando um guri quer faltar aula de manhã os pais logo brigam, mas quando o menino falta aula à tarde de ed. física os pais nem se importam, porque ele ir pra aula de esportes ou não muda pouco né!?

É lamentável ver milhares de pessoas nas ruas comemorando a decisão do COI e não ver essas mesmas pessoas lutando contra os políticos. Sarney e companhia agradecem. Além deles, as empreiteiras também serão eternamente gratas. Detalhe: Benedicto Barbosa da Silva Júnior (Vice presidente executivo da Odebrecht) é membro da delegação rio 2016. Será que a Odebrecht terá um faturamento recorde até 2016, han han? Pois quase tudo que construiram no Pan 2007 será modificado ou destruído para a construção de novos espaços esportivos.

Por falar em Pan - o maior evento esportivo das Américas tinha orçamento fixado em R$ 486 milhões e custou no fim a cifra de quase 5 bilhões. Agora, façamos um simples cálculo seguindo a proporção do Pan. O governo diz que o Rio 2016 custará cerca de 25 bilhões. Logo, ao final, se mantivermos a mesma proporção do erro, mais de 10 vezes, os gastos serão de aproximadamente 250 bilhões. O que equivale a mais de 04 vezes o orçamento para a saúde nacional.

Roma é aqui... O Maracanã é o novo Coliseu. Só falta saber quem será o 'imperador' de 2016, porque a política do pão e circo se mantera ao menos nos próximos 07 anos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...