terça-feira, 26 de agosto de 2008

WAR - um mini mundi



Lançado pela Grow, o jogo de tabuleiro war sempre me fascinou. Suas nuances e peculiaridades sempre me cativaram mais que outros jogos, como: scotlant yard, detetive, combate, imagem e ação, ...

O jogo deveria conter a seguinte informação na caixa: "jogo para 5 ou 6 jogadores", pois menos combatentes que meia dezena torna o jogo sem graça e a conquista dos objetivos se torna mais rápida e sem grandes combates.

Agora, quando se há uma guerra entre 6 membros de níveis equiparados, as estruturas são outras. O futuro vencedor tem que fazer esquemas e parcerias entre fronteiras com quem no futuro pode estourar uma guerra invadindo seus territórios.

Mais que um jogo de sorte, war é um game estratégico e psicológico. A necessidade de manipular os outros jogadores - seja com falsos ataques e discursos para que os componentes não te ataquem - é imprescindível nesse pequeno mundo.

As personalidades dos generais, em geral, são idênticas as das pessoas na vida real.Existe o neutro (que não quer briga com ninguém e só quer pegar as sobras das guerras), o capitalista (altamente manipulador, de falsa simpatia pronto para pisar na sua cabeça), o egoísta (que não faz parceria com ninguém e que geralmente perde o jogo.

Assim como na sociedade, no war vemos quão infinito é o grau de cara de pau das pessoas, tentando ludibriar umas as outras. Os homens são capazes de chegar em níveis inimagináveis, mas quando um jogador vence, guardamos as peças, os dados, as cartas. O tabuleiro da vida continua com todos querendo ganhar e nem sempre usando de uma postura nada pacífica.

2 comentários:

B. disse...

Parece bom e realista. Só não sei se vou ter sempre 5 ou 6 pessoas dispostas a jogar comigo, rs. Mas adorei, voce parece ter bom gosto.
Abraço.

Fláh Araújo disse...

Adorei a comparação do War com a sociedade. Eu sempre fui a que não quer brigar com ninguém.. acho que eu realmente nasci para fazer Psicologia suahushushas
Mas, olha... faz muito tempo que eu não jogo War, quem sabe agora com meu psiquismo aumentado eu não consigo ganhar esse jogo xD

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...