sexta-feira, 10 de julho de 2015

Gosto se discute? Lógico!




Queria saber quem foi o "sábio" que proferiu a frase do título. Bem, melhor não saber. A internet está cheia de opiniões e opinadores profissionais e amadores. E isso é ótimo. Nenhum problema quanto a esse fenômeno. Viva a liberdade de escrever asneiras e coisas que realmente tem valor. Mas quem define o que é um bom gosto? 

Canais de TV e grandes sites da nossa internet 7x1 adoram matérias ao estilo "As 10 maiores/melhores _____________ do _____________. A postagem é apenas a avaliação de uma pessoa. Geralmente a opinião não representa o pensamento do veículo de comunicação. Todavia, uma minoria RBD (que faz mais barulho que a maioria) ataca o escritor/blogueiro/apresentador sumido pela ausência de alguma coisa na lista. Como se a dita lista fosse algo que fosse reger os caminhos da Humanidade após sua publicação.

Gosto musical é uma área que o sangue dos fãs ferve pelo artista venerado. Não pode mal do artista durante a vida e nem morto. Porque se criticar a horda que não tem consideração pelo pensamento contrário te jogará na fogueira da Inquisição. E não é só gosto popular não. Conheço gente que acha as músicas do Tom Jobim, Vinícius de Moraes e a turma da Bossa Nova um porre. Já pensou alguém escrevendo isso no facebook (que só anda ladeira abaixo)? Seriam execrados da mesma maneira que o José Ramos Tinhorão quando ele arrebenta com o pessoal do violão e canto baixinho. No Brasil, unanimidade mesmo só o Silvio Santos. 

Tudo é discutível. Política, futebol, religião, o que é bonito... Valor cultural é diferente de valor definitivo. O problema é essa geração mimimi que não contra-argumenta e não respeita nada. Seu ídolo manterá o mesmo status que daqui 50 anos? Dificilmente! Poucos conseguem. Grande parte da cena musical maistream não é feita para durar mesmo. A mesmice não é vantajosa para os chefões do mercado musical. A variedade de produtos tem que ser sempre renovada para que o cliente compre a novidade do momento.

Isso não significa que devemos deixar de ouvir o que gostamos. Ouça música com sons monossilábicos sem qualquer sentido ou relevância ou ouça música com várias camadas que faça você pensar sobre o futuro do planeta. Cada um que estrague os ouvidos com o que lhe convém.


Texto ao som de:
Inezita Barroso - Marvada Pinga
Tonico e Tinoco - Tristeza do Jeca
Konversão Cover - Enter Sandman
Hardneja Sertacore - Dormi na Praça 
D.D.O - O Vendedor de Pequi
Comitiva do Rock - Puxando Ferro

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...