segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Livro - Maus (História Completa) de Art Spiegelman


"Os judeus são indubitavelmente uma raça, mas eles não são humanos". Hitler, Adolf. 

A suástica na capa pode assustar os mais desavisados. Alguns podem crer se tratar de propaganda nazista; mas não. Lembrando que a suástica faz parte de diversas culturas como astecas, budistas, ... Os alemães apenas desvirtuaram o significado do símbolo.

Maus (ratos em alemão) é uma graphic novel (quadrinho de luxo) desenvolvido pelo sueco-americano Art Spiegelman. A HQ contém quase 300 páginas e é toda em preto e branco. Sua diagramação básica é composta em grande parte de pequenos e vários quadros em cada folha dando velocidade a leitura sem perder esquecer de detalhes. Muitos criticam a grosseria dos desenhos, mas o próprio autor/desenhistas não acha que seus desenhos são importantes para o entendimento da obra. E ele está completamente certo.

O livro conta a história de Vladek Spiegelman - pai do escritor: um polonês judeu que conseguiu sair vivo dos campos de concentração da SS (Schutzataffel). Vladek narra para seu rebento, através de várias entrevistas como foi absurdamente desgastante (sobre)viver sob domínio dos nazistas. 

Através dos relatos do pai, Art - que não tem uma boa relação com seu progenitor - começará a compreender porque seu pai se tornou um ser humano tão ligado a pequenas coisas. Mala, segunda esposa de Vladek, vive brigando com ele por causa desse ciúme doentio por objetos sem grande valor. Em Auschwitz (um conjunto de mais de 40 campos de concentração), Vladek não era dono de nada. Quando se viu fora do controle germânico começou o apego a qualquer objeto de posse sua.

O caráter sentimental utilizado por Spiegelman-filho não chega a ser melodramático, mas emociona qualquer pessoa que tem sangue nas veias. A separação de Anja (mãe de Art) e Vladek em campos de concentração diferentes e a luta para se unirem novamente mostra o quão amor o ser humano pode ter em momentos de extrema agonia. 

A principal característica visual e grande sacada de Maus é a antropomorfização dos animais. Art separou as nacionalidades em diversos animais que possuem natureza semelhante aos povos citados citados no livro. Os judeus são ratos: vitimas indefesas. Os alemães são gatos: inimigos dos ratos. Os americanos são cachorros: adversários naturais dos gatos. Os poloneses são porcos. Segundo o autor a escolha de porcos se deve ao fato dos americanos gostarem dos suínos retratados em seus programas televisivos. Outras nacionalidades de menor importância são antropomorfizadas durante a história em quadrinhos. Provavelmente Art foi influenciado por George Orwell (A Revolução dos Bichos) e Kafka (A Metamorfose).

Esta graphic novel é a comics definitiva para aqueles que ainda teimam em achar que a técnica dos quadrinhos é uma arte menor, vazia e infantilmente fantasiosa. Maus é um relato de parte da 2ª Guerra Mundial digno de A Lista de Schindler, Ladrões de BicicletasBand of Brothers, A Queda, O Menino do Pijama Listrado. ... Provavelmente Maus estará na mesma prateleira de Gen - Pés Descalços, Persépolis e Palestina

Um comentário:

Fábio Alves disse...

Parece bem interessante, uma bela obra.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...