quinta-feira, 20 de março de 2014

Idosos, Novela, Fantástico e a Realidade


Trabalhei com criantas, ops, crianças e posso dizer: 'mexer' com velhos é muito melhor. Avisado por pessoas próximas que teimam em assistir novelas fui comunicado que existe um asilo de idosos num folhetim global. Como não assisto canais de TV aberta não tenho como analisar a casa de repouso fictícia. Juntamente a essa descoberta, vi que o Programa Fantástico tem uma série "Entre Gerações" onde adolescentes auxiliam técnicos em enfermagem a cuidar de idosos que não são seus vôzinhos

Pode ser um modismo momentâneo da emissora Marinho, porem o canal mais odiado do Brasil faz com que uma parte da população pense sobre o que estamos fazendo com nossos idosos. A mídia tem um grande poder de influência, e talvez esse assunto sendo apresentado em rede nacional ajude a termos uma análise sobre o tema.

A expressão "as famílias abandonam os velhos em abrigos" não é uma verdade absoluta. É fácil julgar quando se esta de fora. Aceitamos mais facilmente quando um pai coloca o filho numa clínica de dependentes químicos do que quando os filhotes colocam os geradores em asilos. A realidade é pior que o mundo da televisão e o quer vou dizer é triste, mas é a realidade: nem toda pessoa acima de 60 anos é santa. Muitos fizeram suas estripulias: vícios, espancamento de mulher/filhos, ... Se justifica eu não sou, não julgo os motivos, mas isso ajuda na decisão de colocar os pais numa creche da melhor idade.

Em regra, essas casa de acolhimento possuem um contrato que sugere obrigando que a família visite o seu vôzinho numa determinada constante que varia de acordo com o estabelecimento. Caso essas visitas não ocorram existem recursos jurídicos para penalizar os filhos. Cansei de conhecer os filhos só no dia que um cliente falecia. As pessoas fingem esquecer que um abrigo não é um hospital com estrutura adequada; é apenas um ambiente para o velhinho ficar com seus semelhantes trocando ideias sobre as mais diversas doenças. 

A carência que alguns sentem é tão intensa que, muitos vão a óbito nos primeiros dias de abandono. Esse afeto geralmente é passado pelos funcionários. Comumente esses trabalhadores cuidam de diversos idosos. Vários grupos que visitam essas hospedarias especiais também oferecem momentos de ternura. Pequenos mimos fazem uma grande diferença: produtos de higiene pessoal, algum tipo de quitanda. ONGs e grupos religiosos se destacam, principalmente em datas especiais (dias dos pais, mães, natal, ...).

Oxalá que esses programas televisivos prestem um serviço a sociedade e que, sobretudo, fomente o número de doações a essas entidades, filantrópicas ou não. Lembrando que uma doação pode ser na forma de: alimento, dinheiro, produtos de limpeza, higiene pessoal, um par de ouvidos para ouvir uma história do interno, um toque de carinho, um olhar, ...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...