quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Recomendação: Batman - A Piada Mortal



A nova edição de Batman - A Piada Mortal lançada em 2008 e relançada ano passado esta impecável. A começar pela capa com cores mais sombrias que a edição original de 1988. "Por que o Coringa esta tirando uma foto?". A resposta esta no recheio da graphic novel. 

A clássica história em quadrinhos do Homem-Morcego tem o Batman no nível de um quase coadjuvante do lunático mais famoso de Gotham City. Após fugir pela enésima vez do Asilo Arkham, o Coringa se aloja em um parque de diversões. Um bárbaro crime é cometido com o objetivo de atrair o Batman para o local.

Os arquirrivais se encontram. Um diálogo excelente sobre o que se tornou a vida de ambos percorre poucas páginas. Contudo, o cuidado do texto, as palavras escolhidas são de um visceralidade incrível. Allan Moore GÊNIO! Coringa quer convencer o Cavaleiro das Trevas que basta um dia ruim para qualquer homem se tornar um doido. Vale ressaltar outro grande artista: Brian Bolland, que fez a espetacular capa, a arte e coloriu toda a HQ. Entretanto, o maior mérito de Bolland foi o fato dele ter convidado Morre para roteirizar a história.

O momento "*&¨%$#@!" dessa comics ocorre na página que se apresenta o nascimento do Coringa. Informação que uma pequena parcela dos jovens leitores sabem. Essa nova edição ainda nos presenteia , em suas últimas folhas, com a Batman #1 de 1940.

Preservando o direito do leitor de conhecer a história por conta própria evito a discussão sobre o final. Boa parte enxerga uma ambiguidade inexistente.

Texto criado ao som de:
Geraldo Azevedo e Elba Ramalho - Bicho de Sete Cabeças
Alanis Morissette - Crazy

Um comentário:

Kine disse...

Agora aguçou minha curiosidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...