quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Por que o brasil é o país do futebol?


Temos o maior número de títulos em copa do mundo? Sim. todavia, isso é suficiente para nos autoproclamarmos "o país"? Abaixo alguns poucos pontos sobre o trade futebolístico 

* Não temos a maior média de público 
"Ué!? Cadê o Brasil?". Segundo o estudo (aqui) o brasil se queda na 18ª colocação com a fantástica média de pouco mais de 12 mil testemunhas. Esse número significa 38% da ocupação dos estádios.

Ninguém aqui é inocente. Sabemos que a violência fora dos estádios gera uma demanda ainda mais reprimida. Os ingressos caros tem por objetivo elitizar o esporte, tido, do povo. A cartolagem com mentalidade paleozóica se apega no dogma de que o futebol é uma das poucas coisas que não gostamos do produto, mas continuamos a consumir. Porém, esse discursinho, a cada ano que passa, tende a não ser uma verdade absoluta.


* Não temos os melhores jogadores no campeonato nacional
Os melhores players estão na Europa, principalmente na Espanha (devido ao maior Gauchão do mundo), Inglaterra, Alemanha, Itália e França.

*  Clubes brasileiros endividados
Segundo algumas matérias veiculadas os clubes nacionais devem cerca de 4 bilhões para o governo,. Sabe o que é pior: o governo elabora várias formas para o quitamento da dívida. Timemania era só uma das opções. Agora o governo da dilma quer criar uma raspadinha. De nada adianta quitar todo o universo de dívidas se os dirigentes não forem punidos. Mas o Ministério dos Esportes nunca foi um órgão forte. De 2003 para cá tivemos: Agnelo Queiroz, Orlando Silva e, atualmente, Aldo Rebelo. Não dá para exigir muita coisa, né!? Oremos!

* Categorias de base deficitárias
Muito se fala que o país produz muitos jogadores. Realmente, mas qual o nível dessa grande quantidade de jogadores fabricados. Façamos um exercício: nos últimos 5 anos, excluindo Neymar, quem realmente é destaque no futebol mundial? Só nesse ano que criaram a Copa do brasil para a categoria junior. é muito pouco para o "país do futebol"

* A organização do evento "jogo de futebol"
No que tange ao exterior do estádio a questão problemática permanece. A violência saiu das arquibancadas e estacionou ao redor das "arenas". Fora os flanelinhas cobrando por um serviço que eles não possuem por direito. Ou você acha que um flanelinha é um super herói para barrar o roubo do seu carro? Dentro do estádio, na Copa das Confederações, houve problema nos estoques de alimentos e bebidas nos bares. Quem pagou 12 reais por um cachorro quente deveria se considerar privilegiado, pois bopa parte nem conseguiu ser roubado por tal valor. S esse tipo de obstáculo acontece no maior evento ante-Copa fifa, imagine o que acontece nos campeonatos estaduais. Nem vou comentar sobre os banheiros dentro dos estádios. Vai que o leitor está comendo enquanto lê esse texto ... 

* Torcidas organizadas ou não organizadas
Brasileiro tem a arrogância de achar que torce melhor que qualquer outro povo; que brasileiro é a melhor plateia para show de rock. Blábláblá! Uso o exemplo do show do AC/DC ao vivo em Buenos Aires. Essa baboseira de rivalidade com os argentinos é um produto criado para vender o clássico das Américas. A Argentina sempre foi nossa aliada em todas as guerras e é a nossa principal parceira econômica dentro da América do Sul. Voltando ... Os três shows, que viraram um DVD da banda australiana é a definição sobre a excelência  de um espetacular público. O mesmo vale para as torcidas do Boca Jrs, Racing, River Plate. Comparar qualquer torcida brasileira com nuestros hermanos porteños não nos dá a vitória. Dai em diante nem ouso pensar num duelo torcida Borussia Dortmund contra qualquer torcida tupiniquim.

Desnecessário falar sobre a falta de capacitação dos professores-técnicos perante ao futebol jogado na Europa, e a (falta) de qualidade da arbitragem nacional 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...