terça-feira, 2 de abril de 2013

Por que nós, turistas, adoramos cair nas 'pegadinhas' de programas de turistas?


Não tem jeito. Turista é um bicho meio bobo! Falo do cara que fica com aquele pensamento "vou em tal lugar pra mostrar pra todos que fui". E viva o botão "compartilhar". Quando o distinto infeliz chega no determinado ponto turístico ele não sente tanta emoção por conhecer o lugar. Contudo, o viajante em nenhuma hipótese admitirá para os amiguinhos virtuais que não achou tão legal para não acharem que o tal programa não valeu a pena.

Ou vai me dizer que você adorou o sanduíche de mortadela do Mercado Municipal de São Paulo. A iguaria é boa; sim, contudo são 'somente' 500g mortadela e um pão. Em toda cidade tem isso. É como falar que a empadinha do Mercado Central de Goiânia é a melhor do mundo. Não é! Não existe essa coisa de melhor do planeta. Esse tipo de rótulo só é aceitável em matéria sensacionalista de melhores do ano.

Não repúdio quem faz esses programas e curte, - eu mesmo faço (você leu o nós no título?). 'Recrimino' os que o fazem apenas por fazerem. Perdemos muito em buscarmos o mais do mesmo enquanto ao lado tem um lugarzinho bacanérrimo com preço justo. Vocês já repararam que os melhores programas televisivos de viagens são aqueles que mostram os restaurantes/botecos/padarias que a população vai? O visitante não vai em padaria. Eles frequentam confeitarias. Outro exemplo de anedota para pegar os desprevenidos é a rede Starbucks.  Sempre tive uma boa imagem do café da Starbucks, mesmo nunca tendo tomado. Pensava ser um absurdo uma cidade grande como Goiânia não ter uma filial. Eu sei que nem 10 cidades brasileiras possuem uma cafeteria dessas, mas ... Achei que a fama da franquia não seria em vão. Rááááá. O café que eu faço é bem melhor. Esse lugar cara tem um café que minha avó fazia e que eu chamava de chafé. E não tem essa de gosto. Brasileiro, eu sua grande maioria, gosta de café forte. 

Quanto mais vou em programas de turistas mais concordo com o Chaves 

* Desnecessário explicar que exceções existem e que elas são aplicáveis em (quase) todas as regras, né!?
* Gosto se discute sim. Devemos sempre discutir. É isso que nos faz evoluir. Se bem que essa evoluçãozinha, sei não ... 
* Não me venham com esse papinho de indie, underground, alternativo e blábláblá. Tenham argumentos novos, por favor!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...