domingo, 16 de janeiro de 2011


Nunca na história desse país a chuva matou tanto. São Pedro é o culpa? Não creio. Os réus, então, são os políticos? Em partes. Os eleitos pela sábia população sempre levam o peso da administração (ou falta dela). Contudo, lembremos que quem os coloca somos nós: a grande maioria que vive fodida.

Até quando (re)ações serão realizadas pós eventos naturais? Garanto que nem 1% dos políticos foram afetados pelo genérico de dilúvio que ocorreu recentemente. Há mais de 2000 anos atrás Noé se precaveu a tragédia e até hoje não aprendemos com tal passado. Nem precisamos ir muito longe. Quantas pessoas morreram ano passado? Quantas famílias ficaram sem suas casas, carros e pertences ano passado? E o que foi feito? Nada!!!

Por que vemos 20 mil pessoas recepcionando um jogador de futebol que volta da Europa e não vemos esse mesmo montante de pessoas ajudando nos escombro ou indo para a porta da prefeitura do Rio de Janeiro ou de Petrópolis ou de outra cidade devastada pela chuvas? Os deslizamentos de terra são proporcionais a falta de pressão da população contra as autoridades.

Entenderam... o povo tem o que merece? Não sei. Muitos dizem que a voz do povo é a voz de Deus (ou de Buda, Alá, a força, sei lá). Porem, essa voz não se organiza. A soceidade civil apenas demonstra a solidariedade nesses momentos. E se, ao invés de unirmos para ajudar as pessoas que perderam tudo, nos mobilizássemos de forma a emparedar aqueles que tem a grana nas mãos? Pois o governo (em todas as suas camadas) tem dinheiro. Não me venham com essa de que as prefeituras estão quebradas. Existe uma verba destinada a manutenção e prevenção, mas essa grana não é gasta da forma devida; ela é transferida para outras ações (ou nem isso). Prevenção não gera votos, já político colocando o pé na lama e falando em reconstrução sim - por incrível que pareça.

Fico imaginando se essa catástrofe acontece durante o governo Lula. Não arranharia nem um pouco a popularidade do ex-presidente. Como aconteceu no governo Dilma, ela não terá culpa, pois pegou agora a faixa pfresidencial. Enquanto o povo ficar com o pensamento medíocre de que nada mudará anos após anos a realidade permanecerá estática ...

E assim caminha a humanidade. Para onde eu não sei.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...