terça-feira, 27 de abril de 2010

110% por quê?




Entendo perfeitamente que pessoal que trabalha em cozinha de restaurante /lanchonetes rala pra c... Até mais que os garçons que ganham 10% 'teoricamente obrigados'. Só queria saber o por que do cidadão comum tem que pagar 10% a mais pra comer no lugar que a comida é feita? Se eu pegar a comida na cozinha não sou obrigado a pagar a taxa, né!?

O salário dos funcionários é quase sempre bem baixo levando em conta o faturamento diário e os preço dos pratos. Eles, trabalhadores, não recebem adicional noturno (deviam denunciar todos os lugares que não pagam esse benefício) - mas o que tenho haver com isso? Questões financeiras entre patrão-empregado não tem que envolver diretamente o dinheiro do cliente. Quem tem que pagar o soldo pós-30 dias trabalhados é o próprio dono do restaurante. devemos ficar espertos: boa parte das vezes em que cobram 10% da mesa eles não repassam para que merece - quanto menos pro pessoal da cozinha; que deveria receber uma parte da dezena percentual cobrada.

Não vá em lugares que cobram essa taxa. Simples! Chegue no lugar e converse com o gerente. Se ele não aceitar levante da mesa e vá ao boteco copo sujo mais próximo. Muitos ambientes não embutem essa taxa dentro da conta. Dica: caso você se sinta satisfeito com o atendimento e queira dar um 'agrado' para quem lhe serviu dê o dinheiro diretamente para o garçom. Gorjeta é algo facultativo. Não sustente essa taxa absurda.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...