terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Yes, we can not


Sim, não podemos ter ter uma copa do mundo. Alguns patriotas da CBF pode até achar interessante ter um evento de tamanha magnitude em terras brasilis. Muitos podem pensar: “cadê o bairrismo?”. Bairrismo cego é o mesmo que achar que o governo do Sr. 09 Dedos é tão grandioso quanto a sua popularidade.

Os ministérios da Educação e Saúde vivem batendo às portas do ministério do Planejamento pedindo verbas para as suas respectivas pastas. Pensemos bem: o que é melhor para a Nação? Um torneio mundial de futebol ou investimentos em áreas primordiais para que a sociedade tenha um pouco mais de dignidade? A resposta é lógica.

Entendo perfeitamente que um evento desse porte traria benefícios para todo o [i]trade[/i] turístico (taxistas, rede hoteleira, bares/restaurantes, ...). Até cidades vizinhas as sedes levariam por fora por terem atrativos naturais que encantariam os gringos. Contudo, num passado muito recente, 2007, tivemos uma experiência não muito proveitosa.

Não falo do número expressivo de medalhas no Pan do Rio (mas também o Brasil, teoricamente, só competia com três potencias: Cuba, EUA e Canadá), mas sim dos gastos públicos: “dados obtidos pela Folha revelam que a conta subiu 443,5% em relação ao valor anunciado pelo Comitê Olímpico Brasileiro”.

Sei da importância política para um país de 3º mundo sediar tais eventos, como a África do Sul o fará com a Copa 2010, mas sou a favor desde que se respeite o meu dinheiro. Meus impostos pagos são mal administrados pelo governo desde sempre, só que agora com a tal possibilidade da copa no Brasil verei minhas obrigações com os impostos se esvaindo ralo abaixo.
E o legado do Pan? Que legado? Os apartamentos da Vila Olímpica do Rio não foram doados para famílias carentes e sim vendidas, as instalações dos jogos não são usufruídas pelas pessoas comuns. O que realmente melhorou no Rio para a população comum?

Será que realmente devo acreditar no Sr. 09 Dedos quando ele diz que o governo federal não colocará 1 R$ na reforma/construção de novos estádios? Duvido! Mais fácil brotar um novo dedo na mão do nosso 'ilustre' presidente. A iniciativa privada vai bancar todo o grosso da Copa? Arran... me engana que eu gosto!

Copa do Mundo 2014, Olimpíadas 2016, sim, mas antes eu investimentos pesados na educação, saúde, segurança e empregos em 2009. E ae? Dá prá ser? Acho que não!
Voltamos aos ideais dos mandantes do Império Romano. Que se foda essa política de pão e circo.

Aconselho a todos a lerem o "Verdade da Olimpíada 2016"

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...