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Nas duas últimas décadas o Turismo apresentou um grande crescimento devido a fatores diversos: o aumento da renda da população dos países desenvolvidos, a "evolução" do transporte aéreo, a diminuição na carga horária do trabalhador, a saturação das grandes metrópoles, a velocidade da comunicação e informação.
A globalização também influenciou e muito o turismo, especialmente o turismo de negócios e eventos. Cada vez mais o mercado profissional existe a necessidade de se atualizar. Sempre! Com isso o número de viagens que tem por objetivo obter novas técnicas estão mais significativas no mercado turístico.
O trabalhador, com uma carga de trabalho menor tem mais tempo livre. Assim sendo, esse trabalhador utilizará seu tempo livre para usufruir de algum componente turístico. Não necessariamente se deslocando de um cidade a outra. Pode ser a ida a um restaurante ou algum atrativo dentro da própria localidade onde mora.
Através da segmentação da demanda turística podemos definir o perfil do nosso cliente, facilitando assim os meios que ele utilizará para usufruir do seu tempo livre. Contudo, isso não significa que essa pessoa usará apenas um tipo de turismo ou um tipo de serviço. Um cliente pode fazer o seu próprio percurso passando pelos mais incompatíveis meios de se divertir.
A demanda turística varia de acordo com características do indivíduo como: idade, motivação da viagem, nível de renda, ... O marketing (publicidade, propaganda "boca a boca", outdoors, etc) causa um forte impacto na demanda turística. Algumas cidades necessitam de um sistema maior de estratégias do que outras localidades.
Como qualquer produto, quando a demanda pelos atrativos turísticos em uma determinada região registra um crescimento expressivo, é normal que os preços elevem. E contrário também ocorre. Com a demanda em declínio os valores pendem para baixo para atrair, novamente, os turistas.
O trabalho de medir a demanda turística depende muito da região a ser analisada. Por exemplo, uma ilha que não dispõe de aeroporto fica fácil fazer a mensuração do local. Já uma grande metrópole que fica as margens de um curso d'água fica muito difícil fazer a mensuração turística devido as inúmeras rotas de deslocamento sem um controle oficial.
A demanda não é controlada totalmente pelo homem. O máximo que se pode fazer é prever. Um planejamento bem detalhado acerca da estimativa para a próxima temporada se faz necessário para que os turistas retornem ano após ano para uma determinada localidade.
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