sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Humor e a Cultura Para as Massas




Ouvindo o ótimo Podcast HQ sobre Roteiro acerca de Snoopy, Charlie Brown e Schopenhauer: Uma Visão de Filosofia Sobre Quadrinhos  lembrei novamente da velha pirraça de que inteligência e humor são coisas distintas e não deveriam andar juntos. Nem falarei sobre o indagação/desdém de certas pessoas que julgam a 9ª Arte algo inferior/irrelevante.

Marcos Ramon, convidado da vez, falou (se não falou desculpas entendi errado) que para muitos o entretenimento não pode ser tão engraçado porque perde a inteligência, a erudição. Isso remete ao fato de que muitos acham a Comédia algo menor. Talvez seja para uns, não para outros. Talvez porque fomos adestrados com comédias globais. Tudo depende de como nos identificamos com cada ramo da Arte. 'Engraçado' que (quase) ninguém coloca as comédias de Shakespeare como algo menos erudito/intelectual. Claro que estou falando do texto original - não tô falando de adaptações.

Algo semelhante ocorreu recentemente no questionável jornalismo televisivo esportivo brasileiro. O Alê Mito Gomes, com seu jeito debochado e engraçaralho sobre o futebol e tudo mais sofreu uma fritação antes da demissão/acordo empresa-empregado. Quem entende o mínimo do ópio do povo tupiniquim sabe que o Alexandre Gomes tem formação e conhecimento. Ele não está vomitando comentários que parecem ter saído das discussões do facebook. O modo dele explicar táticas e lances foge da regra certinha de grande parte da crônica esportiva. E daí vem o incômodo com quem só gosta de coisa bonovoxlizada.

Muitos culpam o Mito pela postura excessivamente descontraída numa mesa redonda sobre o esporte mais popular do mundo. Estranho não!? Compreendo que algumas piadinhas/decretos são de gosto duvidoso (para quem não o segue). Contudo, milhões (inclusive dos próprios telespectadores que criticam tal comportamento) fazem isso todo fim de semana. Mas dentro de um grande veículo não pode, !? Tem que falar de futebol como se estivesse no Jornal Nacional (que nem anda tão sisudo como outrora)? 

Inteligência/poder de argumentação não é sinônimo de gente ranzinza/mal comida... Se vocês estão convivendo ou seguindo pessoas com essas características acho que vocês deveriam buscar outras referências. Ta aí a sensacional minissérie Genius - A Vida de Einstein do NatGeo para ilustrar o contraditório.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...